Fisioterapia na UTI neonatal e pediátrica

A atuação da fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica é crucial para o suporte ao desenvolvimento e recuperação de bebês e crianças gravemente doentes.
Fisioterapia na UTI neonatal e pediátrica
Por: HB Digital

A Uti neonatal e pediátrica da Santa Casa de Misericórdia  de Maceió é composta de 10 leitos neonatais e 6 pediátricos. Os pacientes admitidos, além daqueles que nascem na unidade, são pacientes encaminhados por convênio com o Estado ou por transferência de outras unidades. 

Na Uti neonatal, todo procedimento é feito através de protocolos institucionais. O fisioterapeuta junto com a equipe multiprofissional, adota protocolos: monitorização da condição do TOT(como prevenção de extubações não programadas), protocolo de desmame da ventilação mecânica, protocolo de desmame do O2, protocolo de manuseio mínimo para recém nascidos prematuros extremos, entre outros. A assistência fisioterapêutica é 24 horas por dia. O fisioterapeuta atende todos os internos na unidade neonatal, abrangendo desde casos mais simples com taquipneia transitória do recém nascidos até patologias mais complexas como hérnia diafragmática ou hipertensão pulmonar. Na unidade pediátrica, os casos mais comuns são pneumonias e pós-operatórios, dando assistência também aos pacientes oncológicos. A equipe de fisioterapeutas destas unidades é compostas por 13 fisioterapeutas. Todos com especialização na área que atua. 

Prestar assistência a população neonatal e pediátrica é uma forma de entrar em contato com sentimentos escondidos, trazendo questionamentos importantes sobre a vida e a forma como nos comportamos diante dela. Como encaramos as dores dos pequenos pacientes e como lidamos com os sentimentos dos pais e dos familiares. 

É uma área apaixonante, você se sensibiliza, mas ao mesmo tempo levanta a bandeira e se envolve verdadeiramente na melhoria dos pacientes.

________

Edilma Gomes 

Graduada pela Uncisal

Pós-Graduada em Docência do ensino superior e Acupuntura.

Título de Especialista pela Assobrafir de terapia intensiva neonatal e pediátrica.